Auto.PT

Automóveis novos vão ter limitador de velocidade

Saturday, 03 de March de 2018, 18:40

Segundo o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC), nos últimos 10 anos, o excesso de velocidade nas estradas europeias vitimou mais de oito mil crianças.  Dessa forma, a União Europeia está a ser pressionada para introduzir na legislação um limitador automático de velocidade nos próximos automóveis novos.

O diretor executivo do ETSC, António Avenoso defende que a solução passa por “Tecnologias inteligentes, com eficiência de custos e comprovadas, tais como a travagem automática de emergência e a assistência inteligente de velocidade poderiam ser tão importantes para salvar a vida de crianças como os cintos de segurança.”.

 

O que é um limitador de velocidade?

Muitas pessoas pensam que o limitador de velocidade é o cruise control, mas estão erradas. O cruise control é um sistema que mantém a velocidade previamente  definida pelo condutor. Quando a velocidade é alcançada, o condutor pode retirar o pé do acelerador e aproveitar uma condução mais relaxada. Além disso, também ajuda a economizar combustível. Por norma, o condutor excede o limite permitido por lei e o cruise control ajuda-o a evitar que apanhe multas.

Quanto ao limitador de velocidade é um sistema que possibilita ao condutor estabelecer uma velocidade máxima. E, se ultrapassada, o sistema alerta o condutor através de sinais luminosos e/ou sonoros. Alguns automóveis também incorporam um limitador de velocidade através de uma câmara que é instalada no veículo e reconhece o limite imposto na estrada, ajustando automaticamente a sua velocidade. Esta funcionalidade também é conhecida como Intelligent Speed Assistance (ISA).

Em manobras de emergência, o condutor pode desativar o limitador de velocidade para exceder a velocidade programada e ativá-lo novamente, quando a situação estiver ultrapassada. Muitos automóveis já incorporam este dispositivo, nomeadamente automóveis que disponibilizem mais de oito assentos e que não excedam o peso máximo de cinco toneladas.

 

Comissão Europeia e o limitador de velocidade

No próximo dia 2 de maio, a Comissão Europeia deverá anunciar os novos regulamentos de segurança, onde se prevê que obrigue os automóveis a incorporarem sistemas de travagem automática de emergência, limitadores automáticos de velocidade, caixas negras que permitam registar eventuais acidentes e alcoolímetros.


Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. saiba mais