Auto.PT

Carros a GPL vão poder estacionar em parques subterrâneos

Saturday, 09 de February de 2013, 17:29

Sabia que os carros a gás já vão puder estacionar em parques de estacionamento subterrâneos?

Já há muito que os carros a GPL têm vindo a ser privados de alguns dos direitos comuns a qualquer meio de transporte a gasolina ou a gasóleo. Entre eles, a impossibilidade de estacionar em partes subterrâneos representa aquele que mais incómodo tem causado aos seus condutores, o que, apesar de já bastante tarde, acabou por contribuir para uma mudança em alguns dos parâmetros da legislação que regula esta temática, passando agora a ser possível, até mesmo para os carros a GPL, usufruir do direito de estacionar em parques subterrâneos. 

 
Ainda que seja agora permitido a estes automóveis estacionarem em parques fechados e subterrâneos, terão de obedecer a um conjunto de regras de segurança que ainda não foi designado por uma portaria, mas que espera-se que seja publicado dentro dos próximos meses. Estas regras terão como objectivo reduzir as probabilidades de ocorrência de acidentes associados a este tipo de automóveis. Dependendo muito da severidade das mesmas, tal poderá ou não revelar-se do agrado dos condutores, que já há muitos tempo se têm vindo a sentir discriminados devido ao facto de utilizarem carros a gás.
 
Apesar das boas notícias, o descontentamento dos condutores de veículos a gás persistirá, na medida em que continuarão a necessitar de utilizar o dístico obrigatório com as letras "GPL". Este famoso "autocolante" não é do agrado de ninguém, e já há muito que os condutores se têm vindo a manifestar contra ele, na esperança que alguma coisa mude e o mesmo deixe de ser obrigatório. Infelizmente, ainda não é desta que as coisas mudarão, e os carros a gás continuarão a necessitar, obrigatoriamente, de exibir nas devidas condições o sinal que especifica que são operados a gás. Segundo a lei, é uma medida de segurança, mas pelos vistos não suficientemente importante aos olhos dos condutores de veículos a gás.

Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. saiba mais