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Sistema eCall é obrigatório a partir de 31 de março

Sunday, 04 de March de 2018, 20:21

No ano 2009, o Conselho da União Europeia apresentou uma inicitiva no Parlamento Europeu para definir um dia para comemorar o número 112, com o intuito de promover a sua utilização apropriada em situações de emergência. Este número pode ser utilizado de forma gratuita, a partir de qualquer telefone público, telemóvel ou telefone fixo, a qualquer hora do dia (incluindo, à noite). Só no ano passado em Portugal foram realizadas cerca de 20 mil chamadas falsas! Nesse sentido, a União Europeia definiu o dia 11 de fevereiro como o dia do número europeu de emergência.

Agora, a partir de 31 de março, os veículos novos matriculados nesse data, incluirão o sistema eCall. Este sistema permite desligar automaticamente o motor do seu automóvel, quando tiver um acidente. É uma excelente iniciativa em termons de segurança rodoviária e é obrigatória.

O sistema eCall já funciona na Eslovénia, Holanda, Finlândia e Suécia. E, em Portugal, os serviços de emergência nacionais já estão disponíveis para receber chamadas eCall, desde novembro de 2017.

 

eCall, sistema de chamada automática de emergência

O sistema eCall ainda suscita algumas dúvidas, quanto  à privacidade e proteção de dados dos condutores. Apensar disso, esta medida foi aprovada em Parlamento Europeu e é obrigatória em todos os veículos ligeiros.

Após ocorrer uma colisão ou acidente, o sistema eCall envia, imediatamente, uma mensagem automática aos serviços de emergência nacional como os bombeiros, a GNR ou a polícia. Mas, para isso, os condutores terão que originar essa chamada de emergência, pressionando um botão ou, caso seja ativado o airbag, então será acionado automaticamente. Essa chamada de emergência automática diminui o tempo de resposta do INEM e, por sua vez, previne possíveis lesões aos ocupantes do automóvel.

 

Proteção adicional

O sistema eCall também vai explorar novas funcionalidades como o rastreamento de automóveis roubados ou esquema de seguros fraudulentos através do processo de comunicação e/ou posicionamento do veículo. Os serviços públicos de emergência também tencionam armazenar todos os dados relacionados com o sistema durante um período de tempo. Mas, será que cumprirá as leis sobre a privacidade e proteção de dados?


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