Auto.PT

Como testar um automóvel usado?

Friday, 16 de March de 2018, 11:58

Para que não comprometa a segurança rodoviária nem gaste dinheiro em vão, na hora de comprar um automóvel usado deverá ter em atenção a seis elementos fundamentais. Se realizar um test drive num automóvel novo é importante, então num automóvel usado é crucial.

Se possível, peça sempre uma segunda opinião a um amigo e, preferencialmente, a um mecânico. (já conhece a Huubster – Avaliação de carros usados)

 

Direção

Quando estiver a realizar o test drive, verifique se o automóvel não foge para algum lado. Para efetivamente testar a direção, aproveite para largar durante uns segundos o volante durante uma reta. Caso o veículo altere a rota, então significa que o automóvel usado tem problemas na direção ou alinhamento das rodas.

Pneus

Antes de avançar para a compra do automóvel usado, verifique o estado dos pneus. Se estiverem em mau estado significa que, a curto ou médio prazo, vai gastar mais dinheiro em trocá-los. E, é um fator inquestionável para a sua segurança!

Ventilação

O automóvel usado pode não incluir ar condicionado, mas é fundamental que permite desembaciar o pára-brisas de forma eficaz e que cumpra os requisitos de um bom sistema de ventilação.

Travões

As duas formas eficientes para testar os travões é utilizando o travão de mão e o pedal. Se, quando colocar o pé ao travão, sentir algumas vibrações, então os discos podem estar empenados. Por outro lado, se a trajetória do automóvel se desviar, poderá haver um desequilíbrio no sistema de travagem. Não se esqueça igualmente de testar o automóvel usado numa subida para avaliar o funcionamento da embraiagem.

Iluminação

Para avaliar a condição da iluminação no automóvel usado deverá verificar os picas, individualmente e em conjunto. Por sua vez, também deverá verificar os mínimos, os médios e os máximos, bem como a intensidade da iluminação, quando tem o motor ao ralenti. Não se esqueça das luzes de nevoeiro!

Amortecedores

Se um automóvel tiver amortecedores em péssimo estado significa que os pneus não estão em contato com o pavimento, constantemente. Isto torna que, numa travagem, a distância de imobilização se alongue mais do que o normal. Para averiguar os amortecedores, verifique se obtém um saltitar excessivo, quando passar em lombas ou pavimentos empredrados. Além disso, em andamento, experimente fazer uma travagem e verifique se a sua trajetória se mantém linear. Se fugir, fique em alerta pertante o estado da suspensão.

 

Pretende evitar uma má compra de carro usado?

A Huubster - Avaliação de carros usados é o teu melhor amigo na compra de carro usado, através de avaliações pré-compra, feitas por profissionais experientes, que avaliam as várias componentes do carro (exterior, interior, elétrico e mecânico), entregando também uma estimativa dos custos de arranjo e uma opinião do valor do carro, baseado em valores de mercado. No final da avaliação, estarás pronto para comprar o carro ideal para ti.


Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. saiba mais