Chinesa Dongfeng prepara expansão na Europa e revela planos

A Dongfeng, um dos maiores fabricantes automóveis da China, prepara-se para dar um novo passo na sua presença no mercado europeu.
Com planos de expansão já definidos, a marca quer reforçar a sua posição no continente e aposta numa estratégia que combina diversidade de modelos, novas tecnologias e uma rede de concessionários em crescimento.
Vendas em 2025 e meta impressionante para 2026
Atualmente, a Dongfeng espera encerrar 2025 com 25.000 a 30.000 veículos vendidos no mercado europeu. Para 2026, a meta é alcançar as 80.000 unidades, um salto considerado ambicioso e que traduz a aposta num crescimento acelerado. O plano será sustentado por uma gama alargada de mais de dez modelos, desde compactos urbanos a grandes SUVs e pick-ups, cobrindo diferentes perfis de clientes no continente.
Aposta na diversificação de marcas e tecnologias
A estratégia da Dongfeng para a Europa assenta na oferta de diferentes marcas e soluções de mobilidade. O grupo vai atuar com três frentes distintas:
- Dongfeng, focada na gama generalista;
- Voyah, dedicada ao segmento premium;
- M-Hero, especializada em veículos todo-o-terreno.
Para responder às várias necessidades do mercado europeu, a marca vai disponibilizar motores a combustão interna, híbridos, híbridos plug-in, modelos de autonomia estendida e veículos 100% elétricos. Esta diversidade reflete a aposta em manter flexibilidade num continente marcado por diferentes ritmos de transição energética.
Rede de concessionários e presença na Europa
A expansão da Dongfeng na Europa será apoiada por uma rede comercial em rápido crescimento. Dos atuais 170 concessionários ativos, a marca pretende atingir os 280 pontos de venda até ao final de 2025.
Os esforços iniciais concentram-se em mercados estratégicos como Itália, Alemanha, França e Polónia, considerados prioritários para consolidar a imagem e captar clientes.
Além do aumento da rede, a Dongfeng afirma que irá investir em:
- Melhoria da qualidade dos serviços de venda e pós-venda;
- Maior proximidade com os clientes;
- Programas de fidelização e satisfação do consumidor como foco central a partir de 2026.
Possível produção na Europa
A médio e longo prazo, a Dongfeng admite a instalação de uma fábrica de montagem na Europa. A decisão dependerá da evolução das vendas e da consolidação da marca no continente.
Segundo a administração, apenas com um crescimento consistente e sustentado fará sentido avançar com uma unidade industrial local, que poderia reforçar a competitividade da marca, reduzir custos logísticos e aproximar a produção dos principais mercados europeus.
Ler também: Xiaomi entra na Europa: primeiro carro elétrico chega em 2027
