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Como evitar acidentes nas rotundas (guia prático)

Como evitar acidentes nas rotundas (guia prático)

As rotundas são um dos pontos mais problemáticos da circulação rodoviária em Portugal. Apesar de serem projetadas para melhorar a fluidez do trânsito e reduzir colisões, continuam a ser palco de inúmeros acidentes e quase sempre evitáveis. Grande parte destes incidentes resulta de erros simples: má escolha de via, uso incorreto dos piscas, falta de antecipação ou desconhecimento das regras.

Neste guia prático reunimos todas as boas práticas para evitar acidentes nas rotundas, desde o comportamento antes de entrar, até à saída segura. O objetivo é fornecer um texto claro, útil e atualizado, ideal para quem quer conduzir com mais segurança no dia a dia.

Causas principais dos acidente

Erros de avaliação e falta de prioridade

Um dos erros mais comuns é assumir prioridades erradas. Muitos condutores entram na rotunda sem verificar corretamente o fluxo, ou acreditam que têm prioridade simplesmente por estarem já dentro quando na verdade, a prioridade é sempre dada a quem circula na rotunda, salvo sinalização em contrário.

Uso incorreto dos piscas

Uma grande percentagem das colisões laterais e traseiras acontece porque os piscas são acionados tarde demais, ou simplesmente não são utilizados.

Más decisões na troca de vias

Passar da via exterior para a interior, ou vice-versa, sem antecipação, é uma das causas principais de acidentes. Muitos condutores ainda não sabem em que via devem circular para sair corretamente da rotunda.

Diferenças de comportamento entre condutores

Cada condutor interpreta a rotunda à sua maneira, uns param quando não deviam, outros entram rápido demais. Esta inconsistência cria risco adicional.

Como abordar uma rotunda com segurança

1. Abrande e observe antes de entrar

A aproximação à rotunda deve ser feita com atenção redobrada.
Antes de se comprometer com a entrada:

  • reduza a velocidade,
  • observe quem já circula na rotunda,
  • confirme se tem espaço para entrar sem forçar manobras.

A pressa é o maior inimigo da segurança nestes cenários.

2. Dê prioridade a quem já circula na rotunda

A regra é simples: o trânsito dentro da rotunda tem sempre prioridade.
Só entre quando estiver realmente seguro e sem obrigar outros condutores a travar ou corrigir trajetória.

Escolher a via correta na rotunda, a parte que mais gera dúvidas

Via exterior: para primeiras saídas

Utilize a via exterior se pretende:

  • sair na primeira saída,
  • seguir em frente em algumas rotundas mais pequenas,
  • circular apenas parcialmente na rotunda.

Via interior: para segundas saídas em diante

Deve usar a via interior se pretende:

  • seguir para a segunda saída e restantes
  • dar a volta completa.

Passar para a via exterior deve ser feito gradualmente, sempre com pisca e verificando ângulos mortos.

Siga as instruções na imagem para saber como se posicionar para cada saída:

Quadro exemplificativo das rotundas em Portugal
  • Veículo Laranjaprimeira saída, toma a via mais à direita
  • Veículo Vermelho: segunda saída, toma a via da esquerda. Na via imediatamente a seguir à primeira saída passa para a via mais à direita:
  • Veículo Verdeterceira saída, toma a via da esquerda. Imediatamente a seguir à segunda saída passa para a via mais à direita

Como evitar colisões dentro da rotunda

1. Mantenha velocidade constante

Poucas coisas criam mais risco do que acelerar e travar frequentemente.
Uma velocidade estável ajuda quem segue atrás e facilita previsibilidade.

2. Não pare no meio da rotunda

Parar repentinamente é uma das causas mais comuns de acidentes traseiros, especialmente quando o condutor à frente hesita sem necessidade.

3. Evite ultrapassagens perigosas

As ultrapassagens dentro de rotundas são extremamente arriscadas.
Se o carro ao lado der sinal de que vai sair, deixe-o fazê-lo, não acelere.

Rotundas com várias faixas: como circular sem erros

Rotundas de grandes dimensões

Em rotundas maiores, normalmente com 2 ou 3 vias, cumpra a seguinte lógica:

  • Via interior: circulação prolongada.
  • Via intermédia: circulação intermédia.
  • Via exterior: preparação imediata para saída.

Nunca saia diretamente da via interior se não tiver espaço seguro.

Rotundas pequenas

Em rotundas mais pequenas, normalmente uma ou duas faixas, basta manter velocidade constante e sinalizar corretamente.

Situações de risco nas rotundas: Como agir

1. Condutor que sai sem sinalizar

Aja por antecipação: mantenha distância de segurança e esteja atento ao movimento do veículo à frente.

2. Veículos pesados

Veículos pesados podem ocupar mais do que uma via ao sair da rotunda.
Nunca tente ultrapassá-los pela direita.

3. Motos e bicicletas

Utilizadores vulneráveis têm prioridade de atenção:

  • mantenha distância,
  • evite movimentos bruscos,
  • não pressione motos pela traseira.

Erros mais comuns que causam acidentes nas rotundas

Não olhar para a faixa exterior antes de sair

Um dos acidentes mais típicos é a colisão lateral quando alguém tenta sair da faixa interior e apanha outro carro na faixa exterior.

Circular sempre na faixa exterior

É perigoso e contra-indicado nas rotundas maiores.
Pode criar conflitos com quem pretende sair.

Entrar demasiado rápido

A velocidade excessiva impede a leitura do trânsito e aumenta a probabilidade de derrapagens ou falta de controlo.

Ficar indeciso dentro da rotunda

Hesitação súbita pode originar travagens bruscas e resultar em acidentes.

Check-list rápida para evitar acidentes nas rotundas

  • Reduza a velocidade antes de entrar.
  • Dê prioridade a quem já está dentro.
  • Escolha a faixa correta para a saída desejada.
  • Sinalize apenas quando for sair.
  • Verifique ângulos mortos antes de mudar de faixa.
  • Evite ultrapassagens dentro da rotunda.
  • Mantenha distância de segurança.
  • Não pare sem necessidade.

Seguir boas práticas nas rotundas é essencial, mas também depende do veículo que conduz. Sistemas como sensores de ângulo morto, avisos de saída de faixa ou assistentes de travagem tornam estas manobras mais seguras.


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Miguel Braga
Miguel Braga
Miguel Braga integra a equipa editorial da Auto.pt, é licenciado em Comunicação Empresarial e sempre manteve uma forte ligação ao mundo automóvel, uma das suas áreas de eleição.

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