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Manutenção de carro elétrico: é mesmo mais barata que a de um carro a combustão?

Manutenção de carro elétrico: é mesmo mais barata que a de um carro a combustão?

Os carros elétricos estão a ganhar cada vez mais espaço no mercado, mas uma das perguntas que muitos condutores ainda fazem é: será que a manutenção de um elétrico é mesmo mais barata do que a de um carro a gasolina ou gasóleo? A resposta não é tão simples quanto parece. Embora os veículos elétricos tenham menos peças móveis e dispensem elementos como óleo do motor, filtros ou sistemas de escape, existem fatores que podem encarecer certas reparações, como o desgaste dos pneus ou eventuais problemas na bateria.

Neste artigo analisamos em detalhe as principais diferenças entre a manutenção de um carro elétrico e de um carro a combustão, os custos médios envolvidos e os pontos que realmente fazem a diferença no bolso do condutor.

  1. Por que a manutenção dos elétricos tende a ser mais barata?
  2. Quais são as poupanças reais?
  3. O que encarece a manutenção de um carro elétrico?
  4. A verdade sobre a bateria dos carros elétricos

Por que a manutenção dos elétricos tende a ser mais barata?

1 - Os carros elétricos têm menos peças para substituir?

Sim. Um motor elétrico é muito mais simples do que um motor de combustão. Dispensa peças como óleo do motor, filtros, correias, embraiagem ou sistema de escape. Menos componentes significam menos falhas potenciais e menos visitas à oficina.

2 - O sistema de travagem de um elétrico dura mais?

Nos elétricos, o sistema de travagem regenerativa ajuda a poupar desgaste nos travões. Em vez de dependerem apenas das pastilhas e discos, parte da desaceleração é feita pelo próprio motor, que recupera energia e devolve-a à bateria. Resultado: menos manutenção e maior durabilidade das peças.

3 - A revisão de um elétrico é mais simples do que a de um carro a combustão?

De forma geral, sim. Enquanto num carro a combustão uma revisão pode incluir troca de óleo, filtros e inspeção de dezenas de peças móveis, nos elétricos as revisões são focadas em verificações eletrónicas, software e inspeção da bateria. Isto traduz-se em menos tempo de oficina e custos mais baixos.

4 - Quanto se pode poupar em média?

Segundo estudos de mercado na Europa, a manutenção de um elétrico pode ser até 65% mais barata em comparação com um carro a combustão ao longo de oito anos.

Quais são as poupanças reais?

Quanto custa manter um elétrico por ano?

De acordo com dados recentes, os custos anuais de manutenção de um elétrico na Europa rondam os 320 € a 600 €, enquanto um carro a gasolina ou gasóleo pode custar entre 800 € e 1.200 € por ano em serviços de oficina.

E o impacto no custo total de propriedade?

Uma análise da LeasePlan revelou que o custo mensal com veículos elétricos pode ser até 38% mais baixo do que com carros a diesel ou gasolina, quando se considera manutenção, consumo de energia e impostos. Isto mostra que, apesar de alguns modelos elétricos terem preços de compra mais altos, os custos de utilização a médio prazo são geralmente mais competitivos.

As poupanças são imediatas ou a longo prazo?

A diferença nota-se sobretudo nos primeiros cinco anos de utilização. Durante esse período, a manutenção de um carro elétrico é significativamente mais baixa, compensando parte do investimento inicial mais elevado. A longo prazo, os custos podem equilibrar-se devido a fatores como pneus mais caros ou eventual substituição de componentes eletrónicos.

O que encarece a manutenção de um carro elétrico?

Apesar de serem mais baratos de manter em muitos aspetos, os carros elétricos também têm particularidades que podem aumentar os custos em certas situações.

Componentes elétricos e bateria

Reparar ou substituir componentes ligados ao sistema elétrico, como inversores ou módulos da bateria, pode ser significativamente mais caro do que as reparações de peças equivalentes num carro a combustão. Embora a substituição completa da bateria seja rara, este continua a ser o elemento mais dispendioso de um elétrico.

Pneus com desgaste mais rápido

Devido ao peso acrescido das baterias e ao binário imediato, os pneus dos carros elétricos estão sujeitos a maior desgaste. Em média, duram menos quilómetros do que os pneus de um carro a gasolina ou gasóleo, o que aumenta a frequência da substituição.

Seguros e mão de obra especializada

Os seguros de carros elétricos ainda podem ser mais caros - em alguns mercados até 10 a 15% acima dos convencionais. Além disso, nem todas as oficinas estão preparadas para lidar com sistemas de alta voltagem, o que pode limitar as opções e encarecer a mão de obra.

Equipamentos específicos de oficina

A manutenção de veículos elétricos exige ferramentas próprias e técnicos certificados. Essa especialização aumenta o custo da hora de oficina, sobretudo fora das marcas oficiais ou em regiões onde a rede de oficinas ainda é reduzida.

A verdade sobre a bateria dos carros elétricos

A bateria é muitas vezes vista como o “calcanhar de Aquiles” dos carros elétricos, mas a realidade é menos preocupante do que parece. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, a durabilidade média das baterias situa-se entre 15 e 20 anos, muito além do que a maioria dos condutores manterá o mesmo automóvel. Além disso, quase todos os fabricantes oferecem garantias que cobrem entre 8 anos ou 160.000 km, assegurando ao proprietário proteção contra falhas prematuras.

Os custos de substituição também têm vindo a baixar de forma significativa: desde 2010, o preço por kWh caiu mais de 80%, tornando a troca de uma bateria muito menos onerosa do que há uma década. Na prática, raramente é necessário substituir a bateria por completo; na maioria dos casos, problemas pontuais podem ser resolvidos com a substituição de módulos individuais.


A manutenção de um carro elétrico é, de forma geral, mais simples e menos dispendiosa do que a de um veículo a combustão.

No balanço final, os benefícios - que incluem menores custos de utilização, incentivos fiscais e maior fiabilidade da bateria - tornam os elétricos uma opção cada vez mais competitiva para quem procura reduzir despesas e adotar uma mobilidade mais sustentável.

Ler também: Carros usados até 10 000€: os melhores modelos para comprar em 2025

Miguel Braga
Miguel Braga
Miguel Braga integra a equipa editorial da Auto.pt, é licenciado em Comunicação Empresarial e sempre manteve uma forte ligação ao mundo automóvel, uma das suas áreas de eleição.

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