Mercedes cria centro futurista para pôr carros à prova

A Mercedes-Benz inaugurou na Alemanha um centro de testes impressionante, capaz de recriar estradas, sol, chuva e até trânsito real. O espaço coloca os carros à prova em condições extremas e marca um novo patamar no desenvolvimento automóvel.
Um mundo de estradas em Immendingen
Começado a ser construído há dez anos, o centro de testes de Immendingen, na Alemanha, cobre 520 hectares e reúne 86 quilómetros de pistas que simulam diferentes tipos de estrada. São mais de 30 módulos de ensaio, com 286 cruzamentos que recriam cenários reais: desde interseções urbanas complexas a estradas de montanha com quase 180 metros de desnível, passando por pisos irregulares, empedrados, autoestradas e trilhos off-road.


O local também replica sinais e marcações rodoviárias da Europa, EUA, China e Japão, permitindo testes globais num único espaço. Até 400 veículos podem circular em simultâneo, incluindo pistas com inclinações extremas de 30% a 100%.





Centro Mercedes recria o tempo para pôr carros à prova
Para testar sensores em situações adversas, Immendingen dispõe de uma “luz artificial” de alta potência, semelhante às usadas em navios no Ártico, capaz de simular sol baixo ou encandeamento mesmo em dias nublados. Além disso, sistemas especiais reproduzem chuva intensa e spray.

Graças a estas infraestruturas, 80% dos testes que antes eram feitos em estrada pública foram transferidos para o local, reduzindo o tempo de desenvolvimento e a pegada de carbono. O espaço chega a receber até 2.100 colaboradores adicionais em semanas de pico, além dos 250 funcionários permanentes.


Digitalização e testes robotizados
Em Immendingen, a Mercedes-Benz combina testes físicos e virtuais para acelerar o desenvolvimento dos seus modelos. Todo o centro de provas foi mapeado digitalmente ao milímetro, criando um “gémeo digital” que permite simular milhares de quilómetros em computador antes mesmo de o protótipo chegar à pista.
No terreno, destacam-se os testes de durabilidade automatizados, onde robôs assumem o volante em circuitos repletos de buracos, empedrados e irregularidades. Cada quilómetro percorrido nesta pista equivale a cerca de 150 quilómetros em estradas reais de baixa qualidade, permitindo avaliar chassis e carroçaria em condições extremas.

Esta abordagem reduz o esforço sobre condutores humanos, possibilita testes contínuos 24/7 e garante resultados mais rápidos e consistentes para a equipa de desenvolvimento.
Sustentabilidade e biodiversidade em Immendingen
Além de tecnologia de ponta, o centro de Immendingen aposta também na preservação ambiental. Grande parte da manutenção do terreno é feita com recurso a ovelhas, que controlam o crescimento da vegetação, e a lamas, que protegem os rebanhos de predadores.
O espaço funciona ainda como refúgio para espécies ameaçadas, incluindo abelhas selvagens, aves, anfíbios e até castores. Foram criados biotopos diversificados, zonas de reflorestação e áreas de compensação ambiental, reforçando o equilíbrio entre inovação tecnológica e conservação da natureza.
Desde o início da construção, a Mercedes-Benz já investiu 400 milhões de euros no centro, tornando-o não só um marco da engenharia automóvel, mas também um exemplo de como é possível conciliar desenvolvimento e sustentabilidade.
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