Novidades no ISV para Carros Híbridos Plug-in em 2026

Os carros híbridos plug-in vão continuar a beneficiar de redução no Imposto Sobre Veículos (ISV) em 2026, mas com novas regras. O Governo português aprovou uma alteração para acompanhar as mudanças europeias nas normas de emissões, evitando um aumento fiscal que poderia afetar milhares de consumidores e concessionários.
O que muda no ISV para híbridos plug-in?
Atualmente, os híbridos plug-in que ligam à tomada têm uma redução de 75% no ISV, desde que cumpram dois requisitos:
- Autonomia elétrica mínima de 50 km;
- Emissões de CO₂ inferiores a 50 g/km.
A partir de 2026, o Governo vai manter o desconto de 75%, mas aumentar o limite de emissões para 80 g/km de CO₂, segundo informações divulgadas pela ACAP - Associação Automóvel de Portugal.
Esta atualização surge devido à entrada em vigor da norma Euro 6e-bis, prevista para janeiro de 2026, que altera o método de certificação de consumos e emissões dos veículos híbridos plug-in. As novas medições serão mais rigorosas e refletirão melhor o uso real destes carros, o que fará subir os valores de CO₂ homologados.
Sem esta alteração, grande parte dos modelos híbridos atualmente à venda deixaria de cumprir os critérios para o benefício, passando a pagar o ISV total.
Impacto económico e no mercado automóvel
Segundo a ACAP, se nada fosse feito, o agravamento fiscal poderia ultrapassar os 100 milhões de euros por ano em receitas adicionais de ISV.
Em contrapartida, a medida garante estabilidade num segmento que tem mostrado forte crescimento.
De janeiro a setembro de 2025, foram vendidos 24.924 híbridos plug-in em Portugal, um aumento de 21,1% face ao mesmo período de 2024 - bem acima dos 6,8% registados pelo mercado automóvel total.
Este desempenho confirma que os híbridos plug-in continuam a ser uma escolha popular entre os condutores portugueses, sobretudo entre quem procura um equilíbrio entre mobilidade elétrica e autonomia em viagens longas.
O que diz o Orçamento do Estado para 2026
De acordo com o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), o Governo prevê uma despesa fiscal total em ISV de 478,5 milhões de euros, um acréscimo de 4% face ao ano anterior.
Desta verba, 81,3% corresponde a taxas preferenciais aplicadas a veículos híbridos plug-in e ligeiros de mercadorias.
Onde comprar híbridos plug-in em Portugal
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