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XPENG apresenta o primeiro carro voador produzido em massa

XPENG apresenta o primeiro carro voador produzido em massa

A mobilidade entra numa nova era. A fabricante chinesa XPENG, através da sua subsidiária ARIDGE, anunciou a produção do primeiro módulo aéreo do veículo “Land Aircraft Carrier”, um conceito revolucionário que combina um carro todo-o-terreno com um drone tripulado. O feito marca a inauguração da primeira linha de produção em massa de carros voadores do mundo.

Um marco histórico na indústria automóvel

Fábrica carro voador xpeng

O anúncio foi feito a partir da fábrica da ARIDGE, localizada em Guangzhou Huangpu, e representa o início de uma nova fase na mobilidade aérea de baixa altitude. Segundo a empresa, o local com 120.000 metros quadrados é a primeira instalação industrial do mundo capaz de produzir carros voadores em larga escala.

A unidade está projetada para alcançar uma capacidade anual de 10.000 unidades, começando com uma produção inicial de 5.000. Quando totalmente operacional, a linha será capaz de concluir um módulo aéreo a cada 30 minutos, um ritmo sem precedentes neste setor emergente.

O primeiro lote de produção experimental será utilizado para testes e verificação de voo, de modo a validar o desempenho do produto e os processos de fabrico. Estes testes servirão de base para o início das entregas em massa previstas para o próximo ano.

O conceito “Land Aircraft Carrier”

Carro módulo voador

O “Land Aircraft Carrier” é um projeto modular que combina um veículo terrestre todo-o-terreno com um módulo aéreo destacável, concebido para alternar entre o solo e o ar de forma rápida e segura.

O veículo terrestre tem três eixos e seis rodas (6x6), medindo 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura. A configuração inclui quatro lugares e pode ser conduzido com uma carta de condução chinesa de classe C, equivalente à categoria B em Portugal.

Em termos técnicos, o automóvel é alimentado por uma plataforma elétrica de 800V em carboneto de silício, com autonomia superior a 1.000 quilómetros (ciclo CLTC). O modelo inclui ainda tração integral (6x6) e direção traseira, garantindo elevada capacidade off-road e robusta capacidade de carga, características essenciais para o transporte do módulo aéreo.

O módulo de voo

Mala do carro voador xpeng

O módulo aéreo destacável é guardado no compartimento traseiro do veículo e pode ser acoplado rapidamente. Equipado com quatro hélices, o módulo foi projetado para transportar dois passageiros.

Segundo a XPENG, o sistema permite descolagem e aterragem automáticas com um só toque, além de navegação autónoma, dispensando experiência prévia de pilotagem. A empresa garante que é possível aprender as operações básicas de voo em apenas cinco minutos.

A estrutura oferece carregamento rápido em 18 minutos (de 30% a 80%) e permite até cinco ou seis voos completos com uma única carga e depósito de combustível. Esta integração de energia elétrica e combustível torna o sistema híbrido, combinando eficiência com flexibilidade operacional.

Certificação e regulação

O desenvolvimento do “Land Aircraft Carrier” tem avançado rapidamente ao longo de 2024 e 2025. A Autoridade de Aviação Civil da China (CAAC) desempenha um papel central neste processo de homologação.

Em 21 de março de 2024, o módulo de voo (com nome de código X3-F) recebeu a aceitação da candidatura ao Type Certification (TC) pela Administração Central e Sul da CAAC, iniciando assim a fase de certificação de aeronavegabilidade.

Já em maio de 2024, a empresa submeteu e viu aceite o pedido de Production Certificate (PC), que permite a produção de aeronaves após aprovação dos processos de fabrico.

Em agosto, o CEO da XPENG AEROHT, Zhao Deli, anunciou que a equipa de pilotos de teste certificados da empresa iniciou oficialmente as operações, sinalizando o início da fase de testes de voo em larga escala.

Com estas etapas concluídas, a XPENG e a ARIDGE avançam para o que poderá ser o primeiro carro voador certificado e produzido em massa no mundo.

O Futuro da mobilidade

A XPENG, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos inteligentes da China, tem apostado fortemente na mobilidade aérea de baixa altitude - um conceito que descreve aeronaves destinadas a voar entre 100 e 1.000 metros de altitude, geralmente dentro de ambientes urbanos ou suburbanos.

Esta tecnologia é vista como o próximo passo na integração entre transporte terrestre e aéreo, permitindo deslocações mais rápidas e eficientes, especialmente em zonas congestionadas. O “Land Aircraft Carrier” é, portanto, uma tentativa de criar um veículo híbrido entre carro e aeronave, pronto para a transição entre estrada e ar.

A empresa destaca que a produção em massa e a padronização industrial são fatores-chave para tornar os carros voadores acessíveis e seguros, um desafio que outras companhias ainda enfrentam em fase de protótipo.

Ler também: Lexus LS Concept: o carro de seis rodas que ninguém esperava

Miguel Braga
Miguel Braga
Miguel Braga integra a equipa editorial da Auto.pt, é licenciado em Comunicação Empresarial e sempre manteve uma forte ligação ao mundo automóvel, uma das suas áreas de eleição.

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