Alterar cor do carro em Portugal: guia completo passo a passo

Se está a pensar alterar a cor do carro em Portugal, saiba que a mudança vai além da estética: trata-se de uma alteração que deve ser legalmente registada no Certificado de Matrícula (Documento Único Automóvel – DUA). A cor é um dos elementos identificativos do veículo e, por isso, a sua atualização é obrigatória para evitar problemas legais.
Neste guia, explicamos quem pode fazer a alteração, quais são os custos de alterar a cor do carro, e como pode realizar o processo online ou presencialmente.
Quem pode alterar a cor do carro
Qualquer proprietário que possua o Certificado de Matrícula pode pedir a alteração da cor do veículo. Este processo é possível mesmo que exista reserva de propriedade em nome de uma instituição financeira, como acontece nos casos de carros financiados.
Alterar a cor do carro online (IMT Online)
A forma mais rápida e económica é através do IMT Online, com autenticação por:
- Chave Móvel Digital
- Cartão de Cidadão + PIN
- NIF e senha das Finanças
Vantagens:
- Preço 10% mais barato do que presencialmente
- Não precisa entregar documentos fisicamente
Custo: 27€
Alterar a cor do carro presencialmente (Balcões do IMT)
Se preferir, pode tratar do processo presencialmente num dos serviços regionais ou distritais do IMT (não disponível nos Espaços Cidadão).
Documentos necessários:
- Certificado de Matrícula ou Livrete + Título de Registo de Propriedade
- Documento de identificação do requerente
- Formulário Modelo 9 do IMT devidamente preenchido
Custo: 30€
Alterar a cor do carro em Portugal é um processo simples e pode ser feito sem sair de casa através do IMT Online, com menor custo e maior rapidez. Independentemente de optar pelo método digital ou presencial, é fundamental atualizar esta informação no DUA para estar em conformidade com a lei e evitar complicações futuras.
