BMW patenteia solução para condutores embriagados
Apesar de todos os avanços na segurança automóvel, a condução sob o efeito do álcool continua a ser um flagelo global. No entanto, o futuro da prevenção pode estar nas mãos, literalmente. A BMW submeteu uma patente que utiliza a tecnologia de chave virtual do telemóvel para criar um bloqueio de segurança que pode impedir qualquer condutor embriagado de sequer ligar o motor.
Esta solução tecnológica promete ser mais simples e eficaz do que os métodos tradicionais, abrindo a porta a uma nova era de intervenção direta dos veículos na segurança rodoviária.
O poder da chave virtual ligado ao etilómetro

A patente, submetida à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), baseia-se na crescente tendência de as marcas automóveis permitirem aos proprietários usar o telemóvel como chave do carro. Esta capacidade, conhecida como tecnologia de chave virtual do telemóvel, permite aos donos não só prescindir da chave física, mas também partilhar o acesso e restringir funções do veículo a utilizadores específicos, como a capacidade de conduzir.
É precisamente esta capacidade que a BMW está a utilizar. A ideia conecta a app da chave virtual a um etilómetro (ou bafómetro).
- Como funciona: O condutor seria obrigado a usar o etilómetro, que pode ser um dispositivo portátil ou uma peça integrada no veículo.
- O Bloqueio: Para que a app da chave virtual inicie o carro, o resultado do teste de álcool no sangue teria de estar abaixo do limite legal de cada país.
Vantagens da solução digital
Esta nova abordagem da BMW surge como uma alternativa mais flexível e fácil de implementar face aos tradicionais dispositivos de interbloqueio por etilómetro.
- O que é o Interbloqueio por Etilómetro? O termo refere-se a dispositivos físicos que, historicamente, tinham de ser instalados no veículo e ligados diretamente ao sistema de ignição para impedir o arranque caso fosse detetado álcool no hálito do condutor.
- A Facilidade da BMW: A implementação digital proposta pela BMW é consideravelmente mais simples do que a complexa instalação física de sistemas anteriores.
A solução digital oferece ainda uma funcionalidade de flexibilidade: o sistema permite que o condutor continue a ligar a alimentação acessória do veículo. Assim, mesmo que falhe o teste, pode usar a rádio e o ar condicionado enquanto aguarda que um táxi ou motorista chegue.
A patente seria especialmente útil em cenários onde um tribunal ordena que o veículo de um indivíduo seja equipado com um dispositivo de interbloqueio. Contudo, a tecnologia só funcionará em carros compatíveis com chave virtual e se a funcionalidade estiver ativada pelo proprietário.
Pressão governamental e a concorrência
Esta inovação da BMW enquadra-se numa tendência mais ampla da indústria, impulsionada pela pressão de entidades governamentais. O governo dos EUA, por exemplo, tem vindo a insistir que as fabricantes de automóveis incluam recursos para prevenir a condução sob o efeito do álcool nos seus veículos.
A General Motors (GM) e a Toyota também estão a trabalhar em tecnologias semelhantes.
A Toyota, em particular, está a explorar a tecnologia de sensor de ondas milimétricas. Este termo refere-se a uma forma de tecnologia de radar que opera em altas frequências (entre 30 GHz e 300 GHz). Originalmente usada em sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) para detetar objetos e calcular distâncias, a tecnologia mostra-se promissora para detetar a presença de pessoas no carro com base em micro-movimentos como a respiração.
Fonte: CarBuzz
Encontre modelos BMW em Auto.pt
A BMW é sinónimo de inovação tecnológica e desempenho premium, como demonstra a sua patente no campo da segurança. Se o seu interesse é adquirir um veículo desta marca que incorpore a mais recente tecnologia ou encontrar um clássico fiável, o Auto.pt é o local de partida ideal para a sua pesquisa.
A plataforma oferece um vasto leque de modelos da BMW, desde os sedans desportivos das Séries 3 e 5, aos mais recentes SUV's e até opções híbridas e elétricas.