Cortes da Volkswagen levantam dúvidas sobre a Autoeuropa
A Volkswagen prepara um plano de poupança considerado “massivo”. O objetivo é reduzir custos em todas as marcas do grupo até ao final de 2028.
Plano de corte de 20% até 2028
A Volkswagen pretende reduzir os seus custos em 20% até ao final de 2028, segundo a publicação alemã Manager Magazin.
A decisão surge num contexto de pressão financeira resultante de:
- Custos operacionais mais elevados
- Forte concorrência no mercado chinês
- Impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos
O CEO Oliver Blume e o diretor financeiro Arno Antlitz terão apresentado um plano de poupança classificado como “massivo” numa reunião à porta fechada com os principais executivos do grupo, realizada em Berlim em meados de janeiro.
Um porta-voz da empresa confirmou que foi lançado um programa transversal a todas as marcas e entidades do grupo há três anos, tendo já permitido poupanças na ordem de vários milhares de milhões de euros.
Segundo a empresa, esse programa ajudou a mitigar impactos geopolíticos como as tarifas norte-americanas.
Encerramento de fábricas em cima da mesa
O relatório indica que não ficou claro onde exatamente serão feitos os cortes ou como será reforçada a cooperação entre marcas do grupo.
No entanto, o encerramento de fábricas poderá estar a ser considerado.
A presidente da comissão de trabalhadores da Volkswagen, Daniela Cavallo, reconheceu o relatório, mas recordou que no final de 2024 foi celebrado um acordo com a Volkswagen AG que prevê medidas de competitividade com impacto socialmente aceitável.
Em comunicado, afirmou:
“Com este acordo, excluímos expressamente o encerramento de fábricas e despedimentos por motivos operacionais.”
Autoeuropa em risco?
Embora o plano não detalhe unidades específicas, a reestruturação transversal anunciada pela Volkswagen poderá ter implicações nas operações internacionais do grupo, incluindo Portugal.
A fábrica da Autoeuropa, localizada em Palmela, é uma das unidades estratégicas do grupo na Europa e produz atualmente modelos para vários mercados internacionais.
35 mil postos de trabalho até 2030
O maior fabricante automóvel da Europa encontra-se já num processo de redução de 35.000 postos de trabalho na Alemanha até 2030.
Em janeiro, a marca principal do grupo anunciou ainda a intenção de reduzir posições de gestão e consolidar a sua plataforma de produção, com o objetivo de poupar 1.000 milhões de euros até 2030.
Plataforma de produção refere-se à base técnica comum utilizada para desenvolver diferentes modelos, permitindo reduzir custos através da partilha de componentes e arquitetura.
Pressão da China e dos custos de software
Os construtores alemães enfrentam atualmente desafios significativos na China, onde competem numa guerra de preços com fabricantes locais.
A publicação refere ainda que os investimentos da Volkswagen em software e o desenvolvimento paralelo de motores de combustão e elétricos continuam elevados.
Motor de combustão interna é o sistema tradicional que utiliza combustível fóssil, como gasolina ou gasóleo, enquanto os motores elétricos utilizam energia armazenada em baterias.
Apesar das medidas de contenção, a empresa reiterou o compromisso com uma estratégia de longo prazo focada em veículos mais eficientes e com menores emissões.
Mercedes também aperta o cinto
Na mesma semana, a Mercedes-Benz indicou que a margem de lucro da sua divisão automóvel poderá cair ainda mais este ano, prometendo aplicar uma “disciplina de custos implacável”.
O contexto demonstra que os grandes grupos alemães estão a reforçar medidas de controlo financeiro perante um mercado global mais competitivo e volátil.
Fonte: Reuters
Procura um Volkswagen usado? Veja no Auto.pt
Se está à procura de um Volkswagen usado em Portugal, o Auto.pt reúne milhares de anúncios disponíveis em todo o país.
No portal pode encontrar modelos como Golf, Polo, Passat, T-Roc, Tiguan ou versões elétricas como o ID.3 e ID.4. É possível comparar preços, quilometragem, motorizações e equipamentos num só local, facilitando a escolha do Volkswagen mais adequado ao seu orçamento e às suas necessidades.