CUPRA Tindaya: o novo conceito radical que dispensa ecrãs táteis

A CUPRA apresentou o Tindaya Showcar, um protótipo que rompe convenções e lança uma visão radical do futuro da marca. A grande surpresa está no interior: em vez de ecrãs táteis, o conceito aposta em novas formas de interação, sublinhando o espírito irreverente que define a CUPRA.
Cupra Tindaya Showcar
O Tindaya Showcar surge como um manifesto da CUPRA, revelando a direção que a marca espanhola pretende seguir nos próximos anos. Longe de ser apenas um exercício de estilo, o protótipo foi concebido para explorar novas formas de design e interação, servindo como laboratório de ideias para futuros modelos de produção. Com 4,72 metros de comprimento, é também o automóvel mais longo alguma vez concebido pela CUPRA
O exterior do novo conceito da marca
O Tindaya Showcar adota proporções marcantes e um estilo que rompe com convenções, mas sem perder a ligação ao ADN CUPRA. A carroçaria combina formas musculadas com superfícies limpas, transmitindo robustez e modernidade.
Na dianteira, destaca-se a nova máscara em preto, onde se integra o logótipo iluminado da CUPRA, acompanhado por faróis com a assinatura de três triângulos e pelo característico “nariz de tubarão”, elementos que reforçam a identidade visual e o caráter tecnológico do protótipo.



Embora seja um concept, vários detalhes apontam para soluções que poderão chegar a modelos de produção, como a integração de elementos aerodinâmicos ativos e a forma como a iluminação se funde no desenho da grelha e das linhas laterais. O Tindaya mostra-se, assim, não apenas como um exercício criativo, mas também como um ensaio do design que a CUPRA pretende trazer para as ruas.
Interior: digitalização sem ecrãs táteis
Se no exterior o Tindaya Showcar impressiona pelo estilo futurista, é no habitáculo que a CUPRA mais surpreende. Em vez da tradicional profusão de ecrãs táteis, o protótipo propõe novas formas de interação entre condutor, passageiros e tecnologia.


Apesar dessa filosofia, existe um ecrã de 24 polegadas diante do condutor, integrado num tabliê esculpido em camadas e pensado segundo o conceito “Driver Axis”, que centraliza todas as informações essenciais. O volante, de estilo próximo de um yoke, inclui botões rotativos do tipo satélite.
Outro elemento que define o interior do CUPRA Tindaya é o conceito phygital, que funde o físico com o digital. Desta ideia nasceu o The Jewel (A Jóia), um interface sensorial e simbólico que serve de centro de controlo: desperta o veículo, ajusta os modos de condução e transforma a atmosfera interior através de luz, som e efeitos ambientais.
Tecnologia e eletrificação
O Tindaya Showcar foi concebido como um laboratório de inovação para a CUPRA, explorando soluções que poderão marcar presença nos futuros modelos da marca. A base é uma plataforma totalmente elétrica, pensada para combinar elevada eficiência com desempenho desportivo - dois pilares da identidade CUPRA.
Embora não revele especificações técnicas detalhadas, o protótipo sublinha o compromisso da marca com a mobilidade elétrica sustentável, destacando o uso de materiais mais responsáveis e de tecnologias que privilegiam a experiência de condução.
Data de lançamento
O CUPRA Tindaya não foi concebido para chegar ao mercado na forma em que foi apresentado. Por enquanto, o Tindaya pode apenas ser visto no Salão de Munique, aberto até 14 de setembro. A CUPRA aproveitou ainda o evento para mostrar o Raval, modelo elétrico compacto que se prepara para ser o mais acessível da gama, com preços previstos abaixo dos 30 mil euros.
Ler também: BMW iX3 2026: Saiba tudo sobre o novo modelo
