Atualidade •

Uma das fábricas mais rentáveis da Stellantis é portuguesa

Uma das fábricas mais rentáveis da Stellantis é portuguesa

A fábrica da Stellantis em Mangualde é uma das unidades mais eficientes do grupo a nível mundial e poderá voltar a escrever uma página importante da história do Citroën 2CV.

Mangualde é uma das fábricas mais eficientes da Stellantis

A unidade da Stellantis em Mangualde continua a destacar-se dentro da estrutura industrial do grupo.

Apesar de ser considerada pequena face aos padrões da indústria automóvel, a fábrica portuguesa está entre as mais eficientes e rentáveis das 52 unidades da Stellantis espalhadas por 24 países.

Para 2026, a produção deverá ultrapassar as 92 mil viaturas, depois das 91.670 unidades registadas em 2025.

Segundo Múcio Brasileiro, diretor-geral da fábrica, uma das principais razões para este desempenho está na capacidade de adaptação da unidade e na competência dos trabalhadores.

“Os nossos colaboradores são incansáveis e muito competentes”, afirmou.

Produção elétrica já representa cerca de 7%

A eletrificação já começou a transformar a produção em Mangualde.

A fábrica iniciou a produção de veículos 100% elétricos em outubro de 2024 e, atualmente, estes representam cerca de 7% do total produzido.

“É desta fábrica que saem o maior número de veículos elétricos produzidos em Portugal”, afirmou Múcio Brasileiro.

O responsável garante ainda que a unidade tem capacidade para aumentar a produção de elétricos caso exista procura suficiente.

“São os nossos clientes que mandam”, explicou.

Citroën 2CV pode regressar a Mangualde

Citroen 2cv

Outro dos temas abordados foi a possibilidade de o novo Citroën 2CV ser produzido em Portugal.

Múcio Brasileiro admitiu que gostaria de ver o histórico modelo regressar à fábrica portuguesa, recordando a forte ligação entre o 2CV e Mangualde.

O Citroën 2CV foi produzido nesta unidade entre 1964 e 1990, ano em que saiu da linha de montagem o último exemplar.

O responsável deixou claro que um eventual regresso seria motivo de orgulho para os trabalhadores da fábrica.

Ainda assim, para já, não existe qualquer decisão confirmada.

Stellantis ainda não escolheu a fábrica do novo 2CV

A unidade responsável pela produção do novo Citroën 2CV ainda não foi escolhida.

A decisão dependerá da estratégia industrial da Stellantis e da unidade que o grupo considerar mais adequada para receber o modelo.

Mangualde está, por isso, entre as possibilidades, mas não existe garantia de que o novo 2CV será produzido em Portugal.

Produção flexível é uma das vantagens de Mangualde

A flexibilidade da fábrica portuguesa surge como um dos seus principais argumentos.

A unidade já demonstrou capacidade para integrar veículos elétricos na produção e poderá aumentar rapidamente o peso desta tecnologia se a procura justificar essa mudança.

Esta capacidade de adaptação é especialmente relevante num momento em que a Stellantis gere simultaneamente modelos a combustão e elétricos dentro da mesma estratégia industrial.


Quer um Citroën usado? Veja no Auto.pt

Se está à procura de um Citroën usado, no Auto.pt encontra várias opções disponíveis em Portugal, desde C3 e C4 a Berlingo, C5 Aircross e outros modelos da marca.

Compare preços, quilometragem, motorizações e versões e encontre no Auto.pt o Citroën usado que melhor se adapta ao seu orçamento.

Miguel Braga
Miguel Braga
Miguel Braga integra a equipa editorial da Auto.pt, é licenciado em Comunicação Empresarial e sempre manteve uma forte ligação ao mundo automóvel, uma das suas áreas de eleição.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Adicionar aos favoritos
Fique a par dos seus anúncios favoritos

Inicie sessão ou crie uma conta no Auto.pt para guardar os seus anúncios favoritos e consultá-los em qualquer altura, onde quer que vá