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Carro puxa para um dos lados: o que pode estar a causar isso?

Carro puxa para um dos lados: o que pode estar a causar isso?

Se já sentiu o carro a puxar para um dos lados durante a condução, sabe como pode ser desconfortável e até perigoso. Este desvio obriga o condutor a estar constantemente a corrigir o volante e, em situações de emergência, pode comprometer a segurança. Neste artigo explicamos os motivos mais comuns que levam um carro a desviar-se para a direita ou para a esquerda e como identificar quando está na hora de procurar uma oficina.

O que pode significar o carro puxar para um lado?

Existem várias razões para um carro se desviar da trajetória. Algumas são simples de resolver, como a pressão dos pneus, enquanto outras exigem uma ida à oficina. Eis os motivos mais comuns:

Desalinhamento da direção

O desalinhamento é uma das causas mais comuns. Acontece quando as rodas não estão ajustadas de acordo com as especificações do fabricante, muitas vezes após passar em buracos ou bater contra passeios. Além do desconforto, provoca desgaste irregular dos pneus.

Solução: alinhar a direção numa oficina especializada.

Pneus Vazios ou com Pressão irregular

Um pneu com pressão diferente dos outros altera o equilíbrio do carro, fazendo-o desviar-se para um dos lados. É um problema simples, mas que compromete tanto o conforto como a segurança.

Solução: verificar e ajustar a pressão regularmente, seguindo os valores indicados no manual do veículo.

Problemas após trocar pneus

Se o problema surgir logo após a substituição dos pneus, a causa pode estar na conicidade - defeito de fabrico que deixa o pneu ligeiramente cónico em vez de cilíndrico.

Solução: acionar a garantia junto do fabricante ou substituir o pneu defeituoso.

Desgaste irregular dos pneus

Pneus com desgaste desigual fazem o carro puxar, especialmente se apenas um dos lados estiver mais gasto. Também pode estar relacionado com torque incorreto dos parafusos das rodas.

Solução: inspecionar regularmente o estado dos pneus, fazer a rotação de pneus e substituir quando necessário.

Pinça de travão encravada

Se o carro desvia quando trava, o mais provável é uma pinça de travão encravada ou desgaste desigual das pastilhas e discos.

Solução: levar de imediato a uma oficina, já que problemas de travagem são um risco direto para a segurança.

Desvio ao acelerar

Em alguns casos, sobretudo em carros com tração dianteira potente, o chamado torque steer pode fazer o carro puxar ao acelerar. Também pode indicar falhas no sistema de tração.

Solução: inspeção mecânica para avaliar se é um efeito natural do modelo ou se existe desgaste em componentes de transmissão.

Como identificar a causa do carro desviar para o lado

Nem sempre é fácil perceber porque é que o carro puxa para um dos lados, mas há alguns testes simples que pode realizar em casa ou na estrada. Estes exercícios não substituem o diagnóstico de um mecânico, mas ajudam a perceber se o problema é algo básico, como a pressão dos pneus, ou se pode estar ligado a componentes mais sérios.

  • Teste da estrada plana: conduza numa estrada reta e nivelada, solte ligeiramente o volante e observe se o carro mantém a trajetória. Se desviar, o problema pode estar no alinhamento ou nos pneus.
  • Verificação da pressão dos pneus: confirme se todos os pneus têm a pressão indicada no manual. Diferenças de pressão são suficientes para causar desvios.
  • Troca simples de pneus dianteiros: alterne os pneus da frente entre si. Se o carro começar a puxar para o lado contrário, é sinal de que um dos pneus está com defeito ou desgaste irregular.
  • Teste ao travar: numa estrada segura e a baixa velocidade, trave suavemente e repare se o carro se desvia. Se puxar para um dos lados, pode ser problema na pinça de travão ou desgaste desigual das pastilhas.
  • Teste do aquecimento da roda: depois de conduzir alguns minutos, verifique se uma das jantes está mais quente. Esse sintoma pode indicar uma pinça de travão presa.

Quando deve levar o carro à oficina?

Se, após verificar a pressão dos pneus o carro continuar a puxar para um dos lados, está na altura de procurar ajuda profissional. Este tipo de problema pode estar relacionado com suspensão, travões ou direção, sistemas fundamentais para a segurança e que não devem ser ignorados.

Também deve agendar uma visita à oficina sempre que notar ruídos anormais, vibrações persistentes, desgaste irregular dos pneus ou desvio ao travar. Estes sinais podem indicar falhas graves que, além de comprometerem a condução, podem aumentar significativamente os custos de reparação se não forem tratados a tempo.

Ler também: Quando e como mudar a correia de distribuição? Guia completo

Miguel Braga
Miguel Braga
Miguel Braga integra a equipa editorial da Auto.pt, é licenciado em Comunicação Empresarial e sempre manteve uma forte ligação ao mundo automóvel, uma das suas áreas de eleição.

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