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Hackers conseguem controlar remotamente automóveis da Chrysler

Friday, 24 de July de 2015, 19:27
Tem estado a ser conduzida uma investigação aprofundada em torno da segurança inerente aos veículos da Chrysler, que recentemente têm vindo a apresentar brechas de segurança extremamente preocupantes, passíveis de permitir o acesso remoto ao veículo por parte de hackers. Estima-se que esta vulnerabilidade afecte em torno de 471 mil veículos da marca, e vem colocar em causa a segurança de milhões de condutores e passageiros. 

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Charlie Miller e Chris Valasek, popularmente conhecidos pela sua vasta experiência enquanto hackers de automóveis, encontraram-se recentemente com o jornalista da Wired, Andy Greenberg, para  demonstrar de que forma as falhas de segurança da Chrysler poderão permitir uma sabotagem por parte de individuos mal intencionados.
 
Para o teste, o jornalista levou um Jeep Cherokee para uma auto-estrada fora de St.Louis, enquanto os hackers assumiram o controlo absoluto do veículo. Miller e Valasek conseguiram acesso ao controlo do Jeep através da utilização do seu sistema "Uconnect", que se encontra ligado a uma rede telefónica. Através da exploração deste mecanismo, os hackers conseguiram ligar-se ao sistema de entretenimento do veículo, e assim reescrever o seu firmware, de modo a assumirem controlo de diversos componentes do carro, entre eles os travões, a direcção e a transmissão. 
 
Durante a experiência, Andy Greenberg viu o seu veículo ser livremente controlado pelos hackers que, não só conseguiram brincar com o ar-condicionado, rádio  e vidros automáticos, como também interferir directamente na condução do mesmo. 
 
O mais preocupante em toda esta situação é que a Chrysler está perfeitamente a par desta vulnerabilidade, mas até ao momento ainda não adoptou qualquer tipo de medida mais expressiva para corrigi-la e devolver  toda a segurança requerida aos seus veículos. Recentemente a empresa lançou um patch para o software Uconnect, que é suposto corrigir o problema. No entanto, tem a desvantagem de precisar de ser instalado via USB.
 
Entretanto, a Chrysler já lançou críticas bastante severas aos especialistas que participaram neste teste, defendendo que, por motivos de segurança, é inadmissível que informações desta natureza sejam publicamente divulgadas.
 
Esta não é, no entanto, a primeira vez que brechas de segurança foram descobertas e exploradas em automóveis, estimando-se que existam já mais de meio milhão de veículos que podem ser controlados remotamente por individuos que apresentem os conhecimentos necessários para tal.

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