Auto.PT

Car2Car vai integrar modelos Volkswagen em 2019

Monday, 07 de May de 2018, 17:10

Segundo a OMS, os acidentes de trânsito causam 1,2 milhões de mortes por ano, somando a 50 milhões de feridos. Sem dúvida que é prioritário arranjar soluções que permitam diminuir a sinistralidade e o Grupo Volkswagen está a tentar ajudar com a tecnologia Car2Car.

A partir do próximo ano, a Volkswagen incorporará a tecnologia WLANps nos seus modelos, com o objetivo de aumentar a segurança dos condutores e reduzir a sinistralidade nas estradas europeias através da interligação dos veículos. A comunicação dos veículos entre si é uma realidade e a tecnologia chegará a (quase) todos modelos, desde os compatos aos monovolumes ou comerciais.

Segundo Ulrich Eichhorn, diretor de Investigação e Desenvolvimento, a tecnologia Car2Car permite “aumentar significativamente a segurança rodoviária em toda a Europa. Estaremos um passo mais próximos da Vision Zero, a visão de uma condução sem acidentes”.

Encontre Volkswagen Usados

Como funciona o Car2Car

A designação desta tecnologia pode criar confusão, mas a sua definição é mais simples: rede de comunicação em que alguns pontos do ambiente (módulos fixos) e os veículos (módulos móveis) que se movimentam se interligam e trocam informação entre si, quer seja questões relacionadas com a segurança ou questões relacionadas com tráfego. Esses pontos do ambiente integram dispositivos de comunicação de curto alcance chamados DSRC, os quais alcançam uma cobertura de 1 km. Por sua vez, ao comunicarem com os veículos em movimentação originam o ITS (Intelligent Transportation Systems). O Car2Car também é conhecido como Vehicle-toVehicle ou V2V é o sistema que permite aos veículos comunicarem entre os dois módulos (que mencionámos acima).

O objetivo desta tecnologia é descongestionar o trânsito e evitar acidentes, trocando informações sobre obras, tráfego, acidentes e segurança em questão de milissegundos num raio de 500 metros em volta do seu veículo.

 

Notificações do Car2Car

Quando um veículo encontra um perigo ao longo da estrada, seja um acidente, trânsito intenso, deterioração do piso, peões ou animais, notifica imediatamente os veículos localizados em seu redor, registando a velocidade e as alterações que ocorreram durante a trajetória. Dessa forma, os restantes condutores poderão tomar a melhor decisão, quando receberem esta notificação.


Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. saiba mais