Auto.PT

Sistema ACCT pode salvar os automóveis a gasóleo

Wednesday, 11 de April de 2018, 12:37

A Alemanha avançou com a proibição da circulação de automóveis a gasóleo, decisão aceite por vários tribunais locais na sequência do escândalo das emissões poluentes dos automóveis da marca Volkswagen em 2015. Para evitar o desaparecimento dos automóveis diesel, o sistema ACCT poderá ser a salvação.

Esta tecnologia foi desenvolvida por uma equipa de investigadores da Universidade britânica de Loughborough, a qual permite capturar as emissões de Nox em cerca de 98%. Estes resultados foram obtidos através de testes realizados num táxi da marca Skoda e em condições de trânsito real.

Graham Hargrave, o responsável da equipa de desenvolvimento desta tecnologia afirma “Precisamos de um grande fornecedor ao invés de um único fabricante”. Além disso, o Graham considera o NOx perigoso e que o CO2 é problemático a uma escala mundial. Solucionar esta questão é uma dura batalha e é importante “em todo o lado”.

 

Sistema ACCT – o que é?

ACCT significa Ammonia Creation and Conversion Technology e, em termos práticos, promote reduzir as emissões de gases Nox (proveniente de automóveis equipadas com motor a gasóleo), quase na sua totalidade. É uma tecnologia de criação e conversão de amoníaco que, com um bom investimento, poderá chegar aos principais mercados europeus no espaço de 2 anos.

 

Como funciona o sistema ACCT?

O sistema ACCT situa-se no interior de uma câmara que é montada no sistema de escape, convertendo o AdBlue (solução aquosa com base em ureia) e funciona como conversor catalítico, permitindo reduzir as emissões de Nox num fluído rico em amoníaco. Posteriormente, esse amoníaco é libertado para destruir as moléculas Nox e, a partir desse momento, transforma em água e nitrogénio. O fluído ACCT também desafia as soluções atuais, visto que mantém as temperaturas baixas do sistema de escape.


Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. saiba mais