Auto.PT

Matrículas em Portugal vão mudar em 2019

Tuesday, 20 de February de 2018, 14:21

No próximo ano, as matrículas portuguesas vão mudar, passando a ter quatro letras e dois números, dispostos da seguinte forma: AA – 01 – AA. Esta foi a fórmula adotada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) que permite uma maior longevidade dado que, pela primeira vez, as letras K, Y e W também vão ser utilizadas nas matrículas.

Sem dúvida que é alteração inédita em Portugal. Afinal, há mais de oito décadas que as matrículas em Portugal são identificadas com quatro números e duas letras, modelo iniciado em 2005. Assim, nos últimos anos, as matrículas tinham a seguinte forma:

  • AA-00-00: atribuídas até 29 de fevereiro de 1992
  • 00-00-AA: atribuídas a partir de 1 de março de 1992
  • 00-AA-00: atribuídas a partir do esgotamento da combinação anterior

Segundo a Associação Nacional do Ramo Automóvel “Tendo como ponto de partida os valores de matrículas atribuídas no ano de 2017 em Portugal, podemos concluir, após os cálculos de combinações possíveis ainda existentes no atual sistema, que a saturação do modelo em vigor e a adoção de um novo modelo deve realizar-se previsivelmente em fevereiro de 2019”.

As matrículas portuguesas vão mudar em 2019, visto que já não existe muitas combinações possíveis, prevendo-se esgotar em fevereiro do próximo ano.  Mas, ainda será possível matricular cerca de um milhão de veículos (quadriciclos, motociclos, automóveis e ciclomotores) com esta sequência.


Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. saiba mais