Auto.PT

O primeiro desportivo eléctrico Português chega em 2016

Monday, 03 de August de 2015, 15:53
Caracterizado como um triciclo invertido, uma vez que as duas rodas estão posicionadas à frente, este representa o primeiro carro desportivo eléctrico a ser totalmente desenvolvido em Portugal. 
 

Composto por dois lugares e portas de abertura vertical, o Veeco apresenta-se como uma inovadora alternativa ecológica capaz de sustentar uma deslocação de 400 km em modo totalmente eléctrico, por um preço de apenas 1 euro por cada 100 km. 
 
Este conceito é o resultado de um esforço conjunto entre o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a fábrica Fibrauto, que em 2009 deram arranque a um projecto destinado a suprimir determinadas necessidades ambientais através da criação de um veículo passível de operar de um modo totalmente ecológico. 
 
O investimento total para o desenvolvimento deste veículo, que teve lugar na VE no entroncamento, foi de dois milhões de euros. No que toca à produção do Veeco, o chassis vem da NCP de Aveiro, enquanto a carroçaria foi totalmente concebida na Fibrauto, em Gaia. Este projecto veio, também, permitir a criação de mais 20 postos de trabalho. 
 
De acordo com João Oliveira, mentor da Veeco, este veículo foi desenvolvido a pensar em todos aqueles que apresentam a necessidade de utilização de um veículo económico para deslocações diárias de curta distância.
 
O lançamento do Veeco está previsto para 2016 e estará disponível ao público em três versões, com preços a variar entre os 23 e os 25 mil euros. 

Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. saiba mais