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Aion UT Super: o carro que troca de bateria em segundos

Aion UT Super: o carro que troca de bateria em segundos

A indústria automóvel chinesa volta a surpreender o mundo com o lançamento de um novo carro elétrico que promete alterar por completo a forma como encaramos a mobilidade. O modelo aposta em inovação, tecnologia e eficiência energética para se destacar num setor em rápida transformação.

Um projeto conjunto de gigantes tecnológicos

O Aion UT Super é fruto de uma colaboração entre três empresas de peso:

  • GAC Group, um dos maiores fabricantes automóveis chineses;
  • CATL, líder mundial na produção de baterias elétricas;
  • e JD.com, gigante do comércio eletrónico, que será responsável pela venda exclusiva do modelo.

O carro foi criado com o objetivo de tornar a mobilidade elétrica acessível e eliminar as limitações do carregamento tradicional. Para isso, a equipa apostou num sistema de substituição automática de baterias, capaz de trocar a bateria descarregada por uma totalmente carregada em menos de dois minutos.

Troca de bateria em 99 segundos

O maior destaque do Aion UT Super é a sua tecnologia de troca ultrarrápida de baterias, que representa uma alternativa às estações de carregamento convencionais.
Em vez de esperar 30 minutos num carregador rápido, o condutor pode dirigir-se a uma estação automatizada, onde a bateria é substituída em apenas 99 segundos, de forma totalmente automática.

O processo é simples: o veículo é elevado, a bateria descarregada é retirada e substituída por uma carregada.
O sistema está já a ser implementado em várias cidades chinesas, permitindo ao utilizador nunca ficar limitado pelo tempo de carregamento e garantindo que a bateria utilizada está sempre em perfeitas condições.

Segundo a GAC, esta solução elimina a ansiedade de autonomia, um dos principais obstáculos à adoção dos carros elétricos. Além disso, permite que os proprietários utilizem baterias atualizadas no futuro, sem necessidade de trocar de carro.

Autonomia e desempenho

Carro aion ut super

O Aion UT Super conta com uma autonomia de 500 km (segundo o ciclo chinês CLTC), o que o coloca ao nível de modelos elétricos de segmentos superiores. A energia provém de uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) - uma tecnologia reconhecida pela maior durabilidade e segurança face às baterias de níquel e cobalto.

O carregamento rápido convencional (para quem não recorra à troca de bateria) permite recarregar de 30% a 80% em 26 minutos.

O motor elétrico oferece 134 cavalos de potência (100 kW) e 145 Nm de binário máximo, suficientes para um desempenho fluido e eficiente no uso urbano e suburbano.

Design compacto e funcional

O Aion UT Super é um hatchback compacto, com 4.270 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.575 mm de altura e 2.750 mm de distância entre eixos.

Estas proporções tornam-no ideal para o ambiente urbano, oferecendo espaço para cinco ocupantes e um comportamento equilibrado em estrada.

De série, vem com jantes de 16 polegadas, sendo possível optar por versões com jantes de 17 polegadas.

No interior, o destaque vai para a versatilidade: os bancos dianteiros reclinam até 180 graus, criando uma área de descanso para os ocupantes.

Interior tecnológico e conectado

interior do carro aion ut super

O habitáculo combina simplicidade e tecnologia. O painel é composto por dois ecrãs digitais:

  • um painel de instrumentos de 8,8 polegadas;
  • um ecrã central flutuante de 14,6 polegadas.

O sistema de infoentretenimento é baseado no HarmonyOS, sistema operativo desenvolvido pela Huawei, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Inclui ainda assistente de voz com inteligência artificial e integração com a Huawei Cloud, permitindo sincronizar dados, música e navegação entre dispositivos.

Outros equipamentos de série incluem chave digital por smartphone, porta-bagagens elétrico e conectividade 5G, reforçando o caráter tecnológico do modelo.

Preço e regime de aluguer de bateria

O Aion UT Super é comercializado apenas na China, com duas modalidades de aquisição:

  • Com aluguer de bateria, por 49.900 yuan (≈ 6.000 €);
  • Com bateria incluída, por 89.900 yuan (≈ 10.900 €).

No modelo de aluguer de bateria, o utilizador paga uma mensalidade que dá acesso à rede de estações de troca rápida. Esta abordagem reduz o custo inicial e elimina a necessidade de manutenção da bateria — um dos componentes mais caros dos veículos elétricos.

Este sistema é considerado uma mudança de paradigma na mobilidade elétrica, ao colocar o foco na utilização e eficiência, em vez da posse total do veículo.


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Miguel Braga
Miguel Braga
Miguel Braga integra a equipa editorial da Auto.pt, é licenciado em Comunicação Empresarial e sempre manteve uma forte ligação ao mundo automóvel, uma das suas áreas de eleição.

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