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O primeiro modelo da BMW movido a Hidrogénio já tem data de lançamento

O primeiro modelo da BMW movido a Hidrogénio já tem data de lançamento

O BMW iX5 Hydrogen foi apresentado após uma fase piloto internacional e prepara-se para ser o primeiro modelo de produção em série da marca com tecnologia de célula de combustível.

Cinco motorizações no BMW X5

O próximo BMW X5 será o primeiro modelo da marca a oferecer cinco tipos de motorização distintos: gasolina, diesel, híbrido plug-in, 100% elétrico e hidrogénio. Esta abordagem reflete a estratégia de “tecnologia aberta” da BMW, que aposta em soluções diversificadas para responder a diferentes mercados e perfis de clientes.

A produção será apoiada em linhas flexíveis, capazes de integrar vários sistemas de propulsão na mesma plataforma, o que permite à marca adaptar-se de forma mais rápida à procura em diferentes regiões do mundo.

O novo BMW iX5 Hydrogen

Baseado na terceira geração de sistemas de célula de combustível da marca, o BMW iX5 Hydrogen representa um avanço significativo na aplicação desta tecnologia. O desenvolvimento contou com a cooperação da Toyota Motor Corporation, parceira de longa data da BMW no campo do hidrogénio.

O sistema é agora mais compacto, eficiente e potente, oferecendo maior autonomia e menor consumo face às soluções anteriores. As primeiras unidades-protótipo foram construídas nos centros de competência da BMW em Munique, Steyr e Landshut, confirmando a preparação para a produção em larga escala.

Porquê apostar no hidrogénio?

Para a BMW, o hidrogénio desempenha um papel essencial na estratégia de descarbonização global. Além de servir como combustível para veículos, funciona como uma solução eficaz de armazenamento de energia renovável, ajudando a equilibrar a oferta e a procura de eletricidade.

A marca vê esta tecnologia como complementar à mobilidade 100% elétrica, sobretudo em cenários onde a infraestrutura de carregamento é limitada ou onde a autonomia prolongada é um fator decisivo.

Quando chega?

O BMW iX5 Hydrogen tem lançamento previsto para 2028, ano em que arrancará a produção em série. Este será o primeiro modelo da marca equipado com tecnologia de célula de combustível, resultado de anos de desenvolvimento e testes-piloto em diferentes mercados.

Ler também: BMW iX3 2026: Saiba tudo sobre o novo modelo

Miguel Braga
Miguel Braga
Miguel Braga integra a equipa editorial da Auto.pt, é licenciado em Comunicação Empresarial e sempre manteve uma forte ligação ao mundo automóvel, uma das suas áreas de eleição.

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