Yangwang U9 Xtreme é o carro mais rápido do mundo

Um novo hipercarro elétrico fez história ao superar marcas que pareciam inalcançáveis. O feito foi registado na Alemanha por Marc Basseng, piloto experiente em provas de resistência.
O recorde histórico
O Yangwang U9 Xtreme entrou para a história no dia 14 de setembro de 2025, ao estabelecer um novo recorde mundial de velocidade para carros de produção. O feito aconteceu na pista da ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, onde o hipercarro elétrico atingiu os 496,3 km/h (308,4 mph).

Com este resultado, superou marcas de modelos lendários como o Bugatti Chiron Super Sport 300+ e o Koenigsegg Agera RS, tornando-se oficialmente o carro de produção mais rápido do mundo.
Tecnologia e potência
O Yangwang U9 Xtreme utiliza uma arquitetura elétrica de 1200 V, mais avançada do que os 800 V da versão comercializada na China. Está equipado com uma bateria Blade LFP de elevada capacidade de descarga e quatro motores elétricos, cada um a girar até 30.000 rpm.
No total, o sistema ultrapassa os 3000 cv de potência, colocando o modelo num patamar inédito entre os hipercarros. Para suportar estas velocidades extremas, o U9 Xtreme conta ainda com pneus semi-slick de especificação de competição e uma suspensão DiSus-X, ajustada para lidar com altas cargas aerodinâmicas.
O papel do piloto
O recorde foi alcançado pelo alemão Marc Basseng, piloto experiente em corridas de resistência e campeão das 24 Horas de Nürburgring. Ao volante do Yangwang U9 Xtreme, destacou a suavidade da entrega de potência dos motores elétricos, sem variações de carga, algo impossível de replicar num motor de combustão.

Produção limitada
O Yangwang U9 Xtreme será produzido em apenas 30 unidades, reforçando o caráter exclusivo do modelo. O nome combina a palavra “Extreme” com a letra “X”, símbolo do desconhecido e da ambição de ultrapassar barreiras.
Com esta edição restrita, a marca pretende posicionar o U9 Xtreme não só como um hipercarro recordista, mas também como um objeto de coleção, reservado a um grupo muito limitado de clientes.
Ler também: Leapmotor B10: o SUV elétrico acessível que desafia os rivais europeus
